Como gerar código de acesso ao e-CAC e ver a situação da sua restituição

 

Se você precisa ver como está a situação da sua Declaração de Imposto de Renda, restituição e outras tarefas relacionadas às informações junto à Receita Federal use o e-CAC. Mas, para acessar a ferramenta, o internauta precisa criar um código de acesso. Veja como fazer o cadastro no serviço.

 

Confira sua restituição com acesso ao portal do e-CAC (Foto: Divulgação/Receita Federal)

Confira sua restituição com acesso ao portal do e-CAC (Foto: Divulgação/Receita Federal)

Embora a Receita já ofereça um serviço de verificação da situação da restituição do IRPF com o código de acesso, é possível utilizar vários serviços disponíveis no Portal e-CAC, como por exemplo o Extrato da DIRPF e a Pesquisa de Situação Fiscal.

Antes de começar é importante saber que nos testes feitos pelo TechTudo, a criação do código de acesso funcionou bem em qualquer navegador. Mas infelizmente, o acesso ao portal funcionou de forma adequada apenas no navegador Internet Explorer.

Passo 1. Acesse a página da Receita Federal e clique no link “Primeiro Acesso?”;

Acessando o link Primeiro Acesso? na página da Receita Federal (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o link "Primeiro Acesso?" na página da Receita Federal (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na página seguinte, clique no link “Geração do Código de Acesso para o Portal e-CAC”;

Acessando a página de geração de código de acesso (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a página de geração de código de acesso (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em seguida, clique na opção “Gerar código de acesso para pessoa física “;

Acessando a opção Gerar código de acesso para pessoa física (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Gerar código de acesso para pessoa física" (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Informe seu CPF, data de nascimento e em seguida digite os números e letras que estão sendo exibidos na tela. Depois, clique no botão “Avançar” para prosseguir com o cadastramento;

Informando os dados iniciais para a geração do código de acesso (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Informando os dados iniciais para a geração do código de acesso (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Se o usuário já possuir um código de acesso, ele receberá um alerta informando sobre isso. Nesse caso, para continuar basta clicar no botão “OK”, mas o código de acesso anterior será cancelado no final do processo;

Alerta do e-CAC para que já possui um código de acesso (Foto: Divulgação/Receita Federal)Alerta do e-CAC para que já possui um código de acesso (Foto: Divulgação/Receita Federal)

Passo 6. Informe o Número do Recibo das duas últimas entregas da declaração de importo de renda de pessoa física. Digite a sua senha nos dois campos e em seguida, clique no botão “Gerar Código”;

Criando a senha do código de acesso (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando a senha do código de acesso (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Será exibida uma página com o seu novo código de acesso e o prazo de validade dele. Guarde bem ele para que apenas você tenha acesso ao e-CAC e as suas informações. Para acessar o serviço, clique no link dele disponível nessa página;

Código gerado pelo serviço (Foto: Divulgação/Receita Federal)Código gerado pelo serviço (Foto: Divulgação/Receita Federal)

Passo 8. Na página do e-CAC, digite seu CPF, o código de acesso e a sua senha. Depois, clique no botão “Avançar”, para entrar no serviço.

Página de acesso do e-CAC  (Foto: Divulgação/Receita Federal)Página de acesso do e-CAC (Foto: Divulgação/Receita Federal)

Pronto. Agora você já pode ficar de olho na situação de sua declaração desse ano, além de pode ver as dos anos anteriores.

 

CRÉDITOS AO AUTOR ORIGINAL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prison Break (Dublado / Legendado) - Lista Completa de Episódios

Diários de Um Vampiro / The Vampire Diaries (Dublado / Legendado) - Lista Completa de Episódios

The 100 (Dublado / Legendado) - Lista de Episódios